Treinamento Funcional

Como o próprio nome já diz, é um método de treinamento vai usar as funções naturais do corpo para os exercícios, são exercícios que simulam a sua rotina do dia a dia. Por isso, durante uma sessão desse tipo em média de 50 minutos a 1 hora, você vai precisar correr, saltar, girar o corpo e realizar outros movimentos feitos nas mais diversas tarefas do cotidiano.
Uma das principais vantagens do exercício funcional é trabalhar o corpo de uma forma completa, sem isolar os movimentos de músculos e articulações. Além do trabalho de força, ele vai exigir do praticante flexibilidade e equilíbrio.

Como envolve exercícios complexos, vai fazer você pensar e se concentrar antes de realizar a ação, o que também ajuda na coordenação motora e na percepção corporal.
Principais benefícios do treinamento funcional:

  • Fortalece o core, músculos profundos da região abdominal, pélvica e da lombar, responsáveis pela boa postura e prevenção de lesões;
  • Trabalha articulações, tendões e ligamentos;
    ajuda a melhorar a execução de movimentos;
  • Aumenta a resistência e a força muscular;
  • Melhora o condicionamento do sistema cardiorrespiratório;
  • Contribui para a flexibilidade e equilíbrio;
  • Oferece movimentos dinâmicos, sem monotonia.

Arthur Vieira Almeida
CREF 004352-G/PB

• Graduado em Licenciatura plena em Educação Física – UEPB – 2016
• Graduado em Bacharelado em Educação Física – UEPB – 2018
• Pós-graduado em Fisiologia do treinamento personalizado e nutrição esportiva – Instituto Valorize – 2019