Horta

Campestre Verde

As cidades encontram-se sob crescente pressão ambiental. O meio urbano e periurbano sofre com a poluição, a impermeabilização dos solos, com a alteração dos cursos de água e a destruição da paisagem. O mundo verde (hortas, espaços verdes ajardinados, corredores fluviais, paredes e telhados verdes) é uma oportunidade para “trazer o campo à cidade”, reordenar território e potenciar modos de vida mais saudáveis/sustentáveis em meio urbano. Proporcionando regulamentação do clima o das áreas de lazer, cultura e educação ambiental.
Em função disso, o clube campestre no segundo ano (2018) da sua gestão (2017-2020), lançou o projeto “CAMPESTRE VERDE”, o qual se constitui da implementação de uma horta agroecológica, conduzida e manejada pelos sócios do clube e seus filhos, coordenada e monitorada pela Técnica Agropecuária, Bacharel em Agroecologia, Mestre e Doutoranda em Agronomia Márcia Paloma da Silva Leal. O objetivo do projeto é inovar e lançar perspectivas, para um futuro promissor, tendo como base a inserção educativa para conscientização das crianças e adultos numa qualidade de vida melhor.

Durante o período de três anos e onze meses, desenvolvemos a prática de plantio, cultivo, colheita e venda dos produtos adquiridos na horta, que são eles: alface americano, alface manteiga, alface elba, coentro, couve, rúcula, cebolinha, tomate cereja, batata-doce, hortelã, capim-santo, manjericão e erva-cidreira. A comercialização é realizada através de uma ferinha, organizada pelo clube e pelos alunos. Atividade essa, importante para as crianças, pois proporciona uma educação financeira. Além da horta, também é conduzido um plantio de frutíferas como acerola, banana, graviola, manga e a seriguela, e uma farmácia viva de plantas medicinais.

Nossos encontros são aos sábados das 09h até às 11h, a metodologia utilizada é de aula prática que inclui discursões com relação às teorias existentes na área da horticultura agroecológica.
Neste período, foi realizada a I SEMANA DE MEIO AMBIENTE do Clube Campestre no ano de 2019, enfatizando dia 5 de junho que é considerado o dia Mundial do Meio Ambiente. “Nesta atividade, contando com profissionais da área, proporcionamos a exploração de vários temas sobre conscientização do meio ambiente.”

O intuito do projeto é avançar ainda mais com medidas e ações por um ambiente saudável e harmonioso.

Atenciosamente,
Márcia Paloma da Silva Leal